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Bancos lançam campanha para explicar o que é o cartão de crédito consignado

Bancos lançam campanha para explicar o que é o cartão de crédito consignado

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançaram nesta segunda-feira (dia 30) uma campanha educativa, com a participação do ator Ary Fontoura, para orientar a população sobre o uso consciente do cartão de crédito consignado. As peças pulicitárias também têm como objetivo mostrar que a modalidade é diferente do empréstimo consignado.

Ambos estão disponíveis aos servidores públicos ativos ou inativos, além de b do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a Febraban, no empréstimo consignado, o valor do recurso é entregue diretamente ao solicitante para ser descontado posteriormente em parcelas na folha de pagamento do usuário.

O cartão de crédito consignado, por sua vez, é um cartão físico. O usuário tem um limite pré-aprovado com base no salário ou valor do benefício. Quando o consumidor começar a usar o cartão, parte do valor da fatura vem descontado diretamente no contracheque. O resto da fatura é pago normalmente, como ocorre com outros cartões. Além disso, no cartão de crédito consignado, também é possível sacar parte do limite de crédito.

“Nosso objetivo com a campanha atual é aperfeiçoar a oferta de crédito consignado no país, uma importante modalidade de crédito e ferramenta de inclusão financeira, com custos mais reduzidos em relação a outras linhas de crédito”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

A campanha também mostrará ao consumidor que o cartão de crédito consignado é ideal para ser usado para quitar dívidas mais caras, e pagar com juros menores e com mais parcelas, ou ainda para a compra de bens, como eletrodomésticos.

Medidas de autorregulação

Após a autorregulação do crédito consignado, que entrou em vigor em 2 de janeiro deste ano, novas regras voltadas ao cartão de crédito consignado entraram em vigor no último dia 30 de outubro

Entre as regras estão: envio, no ato da contratação do cartão, de material informativo para melhor compreensão do produto; envio obrigatório de fatura, com informações essenciais mínimas em destaque; uso do termo de consentimento esclarecido em todas as contratações; envio obrigatório do cartão físico; saques no cartão limitados a 70% do limite, entre outras medidas.

A autorregulação também instituiu um sistema de bloqueio (“Não me Perturbe”) de ligações à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas de crédito consignado; está formando uma base de dados para monitorar reclamações sobre oferta inadequada do produto; e estabeleceu medidas voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes.

Entre 2 de janeiro e 22 de novembro, 1.049.679 pessoas solicitaram o bloqueio telefônico por meio da plataforma “Não me Perturbe” (www.naomeperturbe.com.br) para não receber ofertas de crédito consignado. Na comparação com o balanço feito em 31 de julho, quando havia 712.238 pedidos, há um crescimento de 47% no número de solicitações. A média atual de adesão nos últimos meses tem girado em torno de 80 mil pessoas ao mês.

No mesmo período também foram aplicadas 161 sanções contra correspondentes bancários. Dois deles foram proibidos permanentemente de oferecer crédito em nome dos bancos.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

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