spot_img

Witzel quer criar órgão na Controladoria Geral do Estado para combater corrupção

O governo estadual quer dar mais poderes à Controladodoria Geral do Estado (CGE RJ) ao criar uma subcontroladoria, atrelada ao órgão, específica para combater a corrupção na Administração Pública. O projeto já foi elaborado e enviado à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que nos próximos dias deve publicar a mensagem do governador Wilson Witzel no Diário Oficial.

A proposta traz algumas mudanças na lei que criou a Controladoria no ano passado. Uma delas diz que a CGE RJ vai poder se integrar aos órgãos de Segurança Pública e com demais órgãos de investigação criminal e penal para otimizar os trabalhos de auditoria feitos atualmente. A Controladoria também vai poder fazer acordos com organizações da sociedade civil, inclusive internacionais, que atuam na área de combate à corrupção, transparência e controle social.

O projeto deve ser alvo de debates entre os parlamentares, e um dos pontos que chama a atenção é que a proposta tira a obrigação de alguns cargos serem ocupados exclusivamente por servidores de carreira do controle interno de nível superior, como a função que será criada de subcontrolador-geral do Estado.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados