spot_img

Novo governo do Rio encontrará caixa para pagar salários

O próximo governador do Rio, Wilson Witzel (PSC),encontrará o caixa do estado com saldo financeiro disponível de pouco mais de R$ 808 milhões. Os dados finais do exercício de 2018 foram divulgados pela Secretaria de Fazenda, na última sexta-feira.

De acordo com a pasta, a nova gestão não deverá ter dificuldades para pagar os salários de dezembro do funcionalismo estadual.Segundo a Fazenda, com o saldo da Conta Única e a estimativa de receitas que vão entrar no período os salários serão quitados no décimo dia útil de janeiro,ou seja, dia 15.

As estimativas da secretaria são de que a receita total até a data do pagamento seja de R$ 2,37 bi, já com descontos de repasses obrigatórios aos municípios, ao Fundeb e à Saúde.

A Fazenda destacou que, após um ano de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, ao fim do 2º quadrimestre, o estado cumpriu limite legal da relação entre a despesa de pessoal e a Receita Corrente Líquida.

regularização

O secretário Luiz Cláudio Gomes destacou a regularização do pagamento dos salários: “Pagamos 15 folhas neste ano em vez de 13, incluindo o que devíamos de 2017. A contenção das folhas por contadas medidas do Regime de Recuperação Fiscal foi muito importante. É um resultado conjunto de contenção de despesa com crescimento da receita tributária”.

VOLTA AO PATAMAR

No período, segundo a secretaria, o índice ficou em 54,4%, abaixo do limite de 60% estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF). A pasta informou que o Regime de Recuperação permitiu maior estabilidade nas finanças em 2018, em especial a regularidade da folha salarial. O pagamento de fornecedores registrou melhora.

FONTE: O DIA online

Relacionados