spot_img

Fazenda fiscaliza 23 postos de combustíveis do Estado do Rio para o combate à sonegação

Rio – Em ação conjunta de combate à sonegação, realizada nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz) e a Polícia Militar fiscalizaram 23 postos de combustíveis do estado. Batizada de ‘Operação Posto Frio’, a ação contou ainda com a parceria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o apoio da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural).

De acordo com um levantamento da Sefaz, pelo menos R$ 19 milhões deixaram de ser arrecadados em ICMS nos últimos cinco anos. A operação, realizada na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (amanhã, 15 de março), apreendeu 22.150 litros de combustíveis em postos que apresentaram irregularidades.

Vinte e oito auditores fiscais atuaram

A ação promovida hoje por 28 auditores fiscais do Estado do Rio foi elaborada pelo Centro de Monitoramento e Análise de Dados da Auditoria Fiscal de Barreiras Fiscais. E os 23 postos alvos da fiscalização estão localizados em diversas regiões do estado: nove na capital e no Grande Rio; cinco em Rio das Ostras e Cabo Frio; dois na Região Serrana; dois no Sul Fluminense e cinco na Região Norte Fluminense.

Auditores fiscais vistoriam posto de combustível em Irajá – Philippe Lima
Essa é a oitava operação realizada pela Fazenda desde o início do ano. A pasta declarou que a medida “é fundamental para que haja percepção da presença do Estado no combate à sonegação de impostos e à entrada de combustível sem documentação fiscal”.

Eventual fraude em dados

Os auditores levantaram informações relevantes para subsidiar futuras fiscalizações. Também foram verificadas as máquinas de cartão de crédito para identificar eventuais fraudes em dados cadastrais.

Segundo Thompson Lemos, superintendente de fiscalização, “a Operação Posto Frio é importante porque, além de combater a sonegação fiscal, protege o consumidor de comprar combustível supostamente adulterado”.
FONTE: O DIA online

Relacionados