spot_img

CPI da Fetranspor terá maioria governista

Rio – O ano começou quente na Assembleia Legislativa. Hoje, no segundo dia de sessão, será publicada no Diário Oficial a composição da CPI da Fetranspor. E ela terá maioria governista. Dos sete titulares, quatro votaram, em novembro, pela soltura de colegas de Parlamento. Três, pela manutenção da prisão. A CPI pretende investigar suposto esquema de propina envolvendo políticos e a federação das empresas de ônibus do estado. Os trabalhos no Plenário devem começar já na próxima terça.

O relator da CPI, Geraldo Pudim (MDB), e os deputados Gustavo Tutuca (MDB), Milton Rangel (DEM) e Nivaldo Mulim (PR) votaram pela soltura de parlamentares investigados na Lava Jato. O presidente da CPI, Eliomar Coelho (Psol), e os deputados Gilberto Palmares (PT) e Martha Rocha (PDT) votaram pela manutenção da prisão.

Relembrando

O presidente da Alerj, Jorge Picciani (MDB), e os deputados Paulo Melo (MDB) e Edson Albertassi (MDB) foram presos preventivamente no dia 16 de novembro. Um dia depois, a Alerj votou pela soltura dos parlamentares, que deixaram a prisão sem que houvesse ordem judicial. No dia 21, o trio retornou à cadeia. E lá permanece até hoje.

Perícia médica

A Justiça determinou que Jorge Picciani receba perícia médica na Cadeia Pública de Benfica. Amigos e familiares estão preocupados com a saúde do emedebista, que retirou a bexiga e a próstata no ano passado para tratar um câncer. Picciani será analisado por uma junta nos próximos dias.

Vai dar polêmica…

O Psol está convicto de que a composição da CPI da Fetranspor será revista: “O regimento é claro. Diz que o presidente da CPI, que é quem propõe a investigação, pode escolher mais um membro. No caso, o Eliomar escolheu o Flávio Serafini (Psol), mas ele só consta como suplente”, reclama Marcelo Freixo, líder do partido na Alerj.

Ao texto

O regimento diz: “É privativa do presidente de comissão a indicação de um de seus membros, sendo o relator eleito pela maioria dos mesmos”. A questão é: suplente conta ou não?

Situação delicada

Com quatro parlamentares na Alerj, o PSDB tinha direito de indicar um no
me para compor a CPI, mas abriu mão. O deputado Carlos Osorio (PSDB) foi secretário estadual de Transportes na gestão de Pezão.

2º vice-presidente

Com a ausência de Jorge Picciani e a licença médica de Wagner Montes (PRB), que vai até 30 de março, a Alerj está sendo presidida por André Ceciliano (PT).
Tô aqui!

A possibilidade de Eduardo Paes não disputar a eleição ao governo estadual pelo MDB faz o deputado André Lazaroni (MDB) se assanhar. “Coloco meu nome à disposição do partido para as prévias”.
O lixo dos presídios

A Secretaria de Administração Penitenciária assinou dois contratos que somam R$ 1,637 milhão, sem licitação, com a Ambiental Brasil Coleta de Resíduos Eirelli. Diz que “por motivos de emergência e devido ao serviço ser considerado essencial” a licitação foi dispensada. A Eirelli prestará serviço de coleta de lixo por um prazo de 180 dias.

Vai ao ar domingo às 23h

Em entrevista ao ‘Jogo do Poder’, da CNT, o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, chamou os desembargadores que condenaram Lula no caso do triplex de “os três patetas”.

FONTE: O DIA online

Relacionados