spot_img

Tire suas dúvidas sobre as datas e novos grupos prioritários de vacinação contra Covid-19 no Rio

Tire suas dúvidas sobre as datas e novos grupos prioritários de vacinação contra Covid-19 no Rio

O governador em exercício, Cláudio Castro, divulgou ontem um decreto que oficialmente se propõe a unificar o calendário de vacinação do Estado. Só que muitas dúvidas permanecem. O que está garantido é que as forças de segurança (PMs, Policiais Civis, Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) serão vacinadas entre 12 e 17 de abril. As doses serão separadas pela Secretaria estadual de Saúde das cotas a serem distribuídas para as prefeituras. Municípios terão autonomia para definir calendários de outras categorias.

Saiba mais: Entenda os calendários de vacinação do estado e do município do Rio

Até que data os idosos serão vacinados?
Na capital, até 24 de abril. A divisão de mulheres na parte da manhã e homens à tarde permanece até a próxima sexta-feira, dia 2. A partir da próxima semana, volta a vacinação em dias alternados para homens e mulheres. Os outros 91 municípios seguem calendários próprios.

Quando que os profissionais de saúde que ainda não foram vacinados receberão a primeira dose?
O governador Claudio Castro promete vacinar todos os profissionais até 10 de abril, independente de estarem na linha de frente de combate ao Covid, mas não informou quando haverá doses disponíveis. As prefeituras, porém, têm autonomia para definir calendários próprios. Na capital, por exemplo, o plano da prefeitura é ter todos os profissionais de saúde somente com 50 anos ou mais vacinados até o dia 17 de abril.

Profissionais de saúde com 59 anos ou mais poderão se vacinar a partir da próxima segunda-feira, dia 5. No total, são 324 mil pessoas. O plano da prefeitura da capital é que, até o dia 17, serão vacinados os com 50 anos ou mais. Trabalhadores lotados em hospitais e universidades de urgência e emergência ou que trabalham na campanha de imunização deverão receber a vacina nos lugares onde trabalham.

Quem é considerado profissional de Saúde?
Nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontológicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão aptos para a vacinação nesta janela.

Das forças de segurança pública, alguma categoria será vacinada antes?
Nesta quarta-feira, 31, serão vacinados os bombeiros que atendem ao público em postos montados nos quartéis e os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

E as demais categorias da segurança?
O equivalente a 20% dos agentes de Segurança Pública — policiais militares, civis, federais e da rodoviária federal, bombeiros, e agentes do Degase, devem ser vacinados de 12 a 17 de abril. Os demais 80% ainda terão datas divulgadas. No caso policiais civis e da PM, as vacinas serão aplicadas nos quartéis.

E quais são as datas que guardas municipais e oficiais de justiça receberão a primeira dose?
O decreto de Castro priorizou as duas categorias, junto com as Defesas Civis Municipais. Só que não incluiu esses profissionais em nenhuma data. Na prática, as prefeituras terão autonomia para decidir.

Quando os profissionais da educação serão vacinados?
A data ainda não foi divulgada pelo governo do estado, mas a previsão é que seja na segunda quinzena do mês de abril. A Secretaria Estadual de Saúde irá detalhar a vacinação dessa categoria de acordo com o quantitativo de vacinas enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde. Mas a decisão final da distribuição caberá às prefeituras.

E os trabalhadores do transporte público?
Não há previsão.

E as pessoas com comorbidades?
Anda não há uma data definida. O Plano Nacional de Imunizações (PNI), que não será cumprido por Castro, previa que deveriam ser vacinados antes dos agentes de segurança.

Há programação para se vacinar pessoas em situação de rua?
Não há uma data fechada ainda. O PNI, que não está sendo respeitado, previa que seria uma das categorias depois das pessoas com comorbidades.

Quando que o calendário de vacinação será unificado?
A partir do dia 17 de abril.

Onde e em que horário a vacinação está sendo feita?
De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h:

• Clínicas da família
• Centros municipais de saúde
• Planetário da Gávea
• Tijuca Tênis Clube
• Museu da República (Catete)
• Igreja Nossa Senhora do Rosário (Leme)
• Casa Firjan (Botafogo)
• Jockey Club Brasileiro (Gávea)
• Hotel Fairmont (Copacabana)
• Quartéis do Corpo de Bombeiros: Humaitá, Copacabana e Quartel de Busca e Salvamento (Barra da Tijuca)
• Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário

De segunda a sexta-feira, de 9h às 16h:

• Drive-thru Parque Olímpico (Barra da Tijuca)
• Drive-thru Engenhão (Engenho de Dentro)
• Drive-thru Sambódromo (Santo Cristo)
• Uerj (Maracanã):
– Primeira dose – pedestres (portão 1)
– Segunda Dose – drive-thru (para quem tomou a primeira no local)

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados