spot_img

Estado do Rio: prazo para entrega da declaração de bens do Sispatri termina no dia 4 de fevereiro

Estado do Rio: prazo para entrega da declaração de bens do Sispatri termina no dia 4 de fevereiro

Termina no dia 4 de fevereiro o prazo para os servidores estaduais ativos do Rio de Janeiro entregarem a declaração on-line de bens e valores ao Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual, o Sispatri. A Corregedoria Geral do Estado (CGE) informou que a data limite não será adiada. Até o dia 4 de janeiro, foram realizadas 52.524 declarações, o correspondente a cerca de 27% dos servidores do estado.

A entrega da declaração on-line é obrigatória para todos os servidores ativos do Executivo, inclusive para os cargos comissionados e aqueles que têm algum vínculo ativo. No ano passado, 93% dos cerca de 190 mil funcionários ativos entregaram a prestação de contas anual sobre seus patrimônios.

Segundo a CGE, os servidores que não entregarem a declaração estarão sujeitos a sanções administrativas que incluem, inclusive, a possibilidade de demissão.

“A Corregedoria Geral do Estado, através de suas Superintendências, vem realizando apuração no sentido de responsabilizar os servidores que não fizeram suas declarações no sistema Sispatri. Atualmente, existem processos instaurados e em fase final, para os servidores que não declararam o exercício de 2019, conforme previsto pelo Decreto n° 42.553, de 2010 que regulamenta a aplicação da Lei Federal n° 8.429/1992 no Estado do Rio”, informou o órgão.

Veja como enviar a declaração

1) Acesse o site www.servidor.rj.gov.br. Na aba do lado direito insira sua ID funcional e senha.

2) Na página inicial do portal, no índice que aparece na parte de cima, clique em Sispatri. Clique em “Envie sua declaração” logo abaixo do símbolo do Sispatri.

3) São três opções para enviar a declaração: preencher todos os dados, importar a declaração do Imposto de Renda 2020 (arquivo em formato “.DEC”) ou copiar a declaração entregue ao Sispatri em 2019 e atualizar os dados, se necessário. É possível parar o preenchimento e continuar em outro momento.

4) Caso o servidor escolha preencher todos os dados desde o início, basta inserir as informações solicitadas e clicar em “confirmar” e “avançar” ao final de cada etapa. É possível checar os dados inseridos clicando em “verificar”.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados