spot_img

Governo do Rio cancela vacinação no abrigo Cristo Redentor nesta terça-feira

Governo do Rio cancela vacinação no abrigo Cristo Redentor nesta terça-feira

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização não foi cancelada e deve começar ainda hoje, logo após o recebimento das doses

Rio – A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos cancelou a vacinação, prevista para esta terça-feira, no Abrigo Cristo Redentor. Segundo a pasta, o cancelamento da imunização foi por conta do atraso da chegada das vacinas ao Estado do Rio. Na segunda-feira, a morada do abrigo, Terezinha da Conceição, 80 anos, foi a primeira vacinada do Rio de Janeiro.

A pasta ainda informou que não há uma nova data para o inicio da vacinação dos moradores do abrigo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou uma versão diferente. Segundo eles, a vacinação não está cancelada e deve começar ainda nesta terça-feira, após o recebimento de doses.

Atraso na entrega das vacinas

A indisponibilidade de voos de carreira para trazer doses de vacina ao Rio de Janeiro, atrasou a entrega dos imunizantes. Por conta dos problemas de logísticas, penas dez caixas chegaram na cidade, em avião fretado por um senador do Espírito Santo. Nesta terça-feira, todas as 487.520 doses, previstas para ontem, chegaram no estado. O último lote chegou por volta das 4h30 no Aeroporto Galeão e foi levado diretamente para o Centro de Distribuição em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Plano de imunização

Nesta primeira etapa, não haverá vacinação em postos de saúde. Serão 231 mil doses destinadas à cidade do Rio, mas em um primeiro momento o estado vai entregar 110 mil doses. Os trabalhadores de saúde da linha de frente serão a prioridade, o que corresponde a 34% dos trabalhadores da área de saúde. Trabalhadores envolvidos na vacinação também estão incluídos no primeiro grupo a ser vacinação.

Idosos acima de 60 anos moradores de instituições de longa permanência, pessoas com deficiência a partir de 18 anos moradores de residências inclusivas e população indígena e quilombolas completam este grupo.
Com a chegada de novas doses, começará a vacinação para os grupos prioritários nas unidades de saúde. A vacinação acontecerá em 450 pontos, em 236 salas de vacina em Clínicas da Família. A campanha vai envolver 10,5 mil profissionais de saúde.

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla será o primeiro hospital a receber as doses de vacina para profissionais de saúde. Clínicas vão funcionar até 22h e terá um drive thru para idosos. O uso emergencial do imunizante foi aprovado neste domingo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo mínimo de 14 dias.

FONTE: O DIA online

Relacionados