spot_img

Valença investiga 17 casos suspeitos de febre amarela

Números são desta quarta-feira. Dois homens foram transferidos para o Rio e outras 15 pessoas estão internadas no Hospital Escola de Valença

 

Rio – Subiu para 17 o número de casos suspeitos de febre amarela em Valença, no Sul do estado, segundo dados da prefeitura da cidade. Quinze pessoas estão internadas no Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi e outros dois homens, de 56 e 59 anos, deixaram a UTI do hospital e foram transferidos para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Rio de Janeiro, que é referência na investigação dos casos sob suspeita.

Uma idosa que também estava internada no Hospital Escola de Valença recebeu alta após a análise laboratorial descartar a possibilidade de ela estar infectada com febre amarela. Nos 17 casos suspeitos serão realizados o exame sorológico, feito por hospital de referência do estado.

Somente de sábado até esta terça-feira, 23.054 pessoas tinham sido imunizadas em Valença, atingindo quase 90% da população da cidade, somados os já vacinados no ano passado. O município tem aproximadamente 75 mil pessoas e não adotou a dose fracionada.

A vacinação continua sendo distribuída nos postos da cidade das 7h às 19h, de segundo a domingo. Existem equipes volantes batendo de porta em porta nas áreas rurais, as mais afetadas. Estes pontos vão passar por nova varredura das equipes de saúde para tentar descobrir a existência de novos casos. 

Teresópolis tem dois casos investigados

Em Teresópolis, onde foram confirmados dois casos de febre amarela, com uma pessoa morta, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis informou que dois casos suspeitos estão sendo investigados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em nota, a pasta também informou que “em 2017 Teresópolis vacinou 120 mil pessoas contra febre amarela, com uma cobertura de 80% do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, ou seja, indivíduos na faixa etária de 9 meses a 60 anos. De acordo com balanço parcial, em 2018 foram imunizadas cerca de 20 mil pessoas no município.”

Ainda de acordo com SMS do município, desde o último sábado, Teresópolis “vem intensificando a cobertura vacinal, com cerca de 250 profissionais mobilizados no atendimento à população em 13 PSFs e 6 unidades básicas de saúde, na cidade e no interior”.

FONTE: O DIA online

 

Relacionados