spot_img

Trajano de Moraes confirma centésimo caso de febre amarela no estado

O município de Trajano de Moraes, na Região Serrana, confirmou nesta quarta-feira a segunda morte por febre amarela na cidade. Desta vez, uma senhora, ainda sem nome e idade divulgados, foi a vítima. Ela é moradora do distrito de Barra dos Passos, na zona rual do município, região pararela ao distrito Serra das Almas, onde nesta terça-feira a Secretaria estadual de Saúde confirmou o primeiro óbito pela doença.

A primeira vítima, segundo a prefeitura, é do sexo masculino e tinha 32 anos. Ele trabalhava em região de mata e, segundo informações da família, não quis tomar a vacina. O rapaz foi atendido e internado na Associação Hospitalar São Francisco de Paula, conhecido como Hospital Francisco Limongi no domingo, dia 18, e morreu dois dias depois.

A Secretaria municipal de Saúde de Trajano já administrou, através do setor de Epidemiologia e Imunização, cerca de 8.505 vacinas.

— Para a campanha do Dia D (próximo sábado, dia 3), a estaremos disponibilizando mais doses — garante a secretária Rosemara Magalhães.

Quando a Secretaria estadual de Saúde computar a segunda morte por febre amarela no Rio, o estado chegará a seu 100º caso da doença este ano, com 45 mortes.

EM CACHOEIRAS DE MACACU, PREOCUPAÇÃO COM CORREDORES DE MATA

Além de Trajano de Moraes, nesta terça-feira a Secretaria estadual de Saúde tinha confirmado também o primeiro óbito por febre amarela em Cachoeiras de Macacu. Foi a segunda morte na Região Metropolitana do estado – a primeira tinha sido em Maricá.

E, segundo alertas que correm na cidade, a preocupação é que o vírus esteja circulando nos dois corredores de matas que cercam o município: um na vertente da Serra dos Órgãos em direção a Guapimirim; outro numa cadeia montanhosa na divisa com as cidades de Silva Jardim, Rio Bonito e Itaboraí, essas duas últimas também na Região Metropolitana, próximas a áreas superpopulosas como São Gonçalo.

Segundo a prefeitura de Cachoeiras de Macacu, a vítima é Simone de Araujo, de 45 anos, que não havia se vacinado. Durante o carnaval, ela tinha visitado a região de Guapiaçu e Estreito, muito procurada por visitantes como destino de turismo rural e de natureza, com vários rios e cachoeiras, na área do município mais próxima a Teresópolis e Guapimirim.

Ela morava no distrito de Japuíba, um dos núcleos urbanos de Cachoeiras. Ao voltar para casa, ela passou mal e deu entrada no Hospital Municipal Celso Martins no último dia 19 de fevereiro. No dia seguinte, ela foi transferida para o Hospital dos Servidores, onde morreu nesta terça-feria.

Além dela, afirma a prefeitura, há outros dois pacientes suspeitos de febre amarela no município, ambos idosos que não receberam a vacina e que frequentavam os corredores de mata do município.

Apesar disso, a Secretaria municipal de Comunicação informa que a cidade, com pouco mais de 54 mil habitantes, já vacinou 53.600 deles. Para a campanha do Dia D de vacinação deste sábado, o estado enviou mais 2 mil doses ao município.

“A Secretaria de Saúde e Defesa Civil pretende realizar busca ativa, indo de casa em casa para saber quem se vacinou ou não. (…) Cachoeiras de Macacu se mantém em alerta máximo e permanece em campanha constante, atuando diariamente com quatro salas fixas e 19 postos volantes (de vacinação)”, diz a prefeitura, em nota.

Nesta quarta-feira, representantes da saúde do município, assim como de outras cidades do estado, participam de uma reunião em Nova Friburgo para traçar novas estratégias para frear a febre amarela.

Veja, abaixo, os casos de febre amarela já confirmados pelo informe epidemiológico da Secretaria estadual de Saúde no Rio.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados