O Sindicato

Nosso Sindicato teve origem em 1984 com a criação da Associação dos Funcionários da Secretaria de Estado de Fazenda – AFSEF, tendo logo a seguir, em 07 de janeiro de 1985 sido editada a Lei 830/85, criando o Quadro Permanente da Secretaria de Estado de Fazenda – QPSEF, sendo este o primeiro quadro permanente de uma categoria no Estado do Rio de Janeiro, quando tínhamos à época como Secretário de Estado de Fazenda o economista César Maia.

Em 30 de novembro de 1989 foi então fundado o Sindicato dos Fazendários do Estado do Rio de Janeiro – SINFAZERJ, dividindo a partir daí a base fazendária com outras duas entidades representativas, o Centro de Oficiais de Fazenda – CEOF e o Centro dos Profissionais Fazendários – CPF. As três entidades passaram então a ocupar a mesa de negociações com as autoridades estaduais, na discussão de nossas questões de classe.

Em 1994, no mesmo período da edição da Lei 2.241, de 19 de maio de 1994, ocorreu a fusão das duas outras entidades com o SINFAZERJ.

Durante este período, marcado pela batalha em defesa da Lei 1650, de 16 de maio de 1990, a categoria se empenhava para colocar em prática a legislação fazendária, quando se destacaram nomes como Roberto Brito e Ivan Coelho, pela importante contribuição em todo o processo.

Atualmente o SINFAZERJ possui sua sede na Rua do Ouvidor, nº 63 – Salas 402/404/406, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, e conta em sua composição com os seguintes cargos eletivos: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor Tesoureiro, Diretor Secretário, Diretor Jurídico, Diretor de Inativos, Diretor de Comunicação, cinco Suplentes de Diretoria, três Conselheiros Fiscais, três Suplentes de Conselho Fiscal, podendo ter, também, sete Delegados Sindicais, deliberados pela Diretoria e divididos por Região, sendo elas; Região Norte e Nordeste, Região Sul, Região Serrana, Região de Niterói e dos Lagos, Região da Baixada Fluminense, Inspetorias da Cidade do Rio de Janeiro e Órgãos Centrais na Cidade do Rio de Janeiro.