spot_img

Servidores e pensionistas do estado continuam sem poder pegar novos empréstimos consignados

Apesar de o governo estadual ter dito que o sistema de empréstimo consignado voltaria a funcionar nesta segunda-feira (dia 15), servidores e pensionistas do Rio continuaram sem acesso ao crédito. Segundo a assessoria da Casa Civil, o sistema não voltou a funcionar por uma decisão dos bancos, e o governo contratou outra empresa de forma emergencial para prestar o serviço.

“O governo já contratou, em caráter emergencial, uma nova empresa, que pagará outorga ao Estado e transferirá a tecnologia. A migração do serviço está em andamento”, afirmou.

O TJ-RJ acatou a um mandado de segurança movido pela Zero 8 Participações Ltda., uma das empresas que participavam da licitação. O processo seguiu para a segunda instância, mas ainda não tem decisão da 5ª Câmara Cível, responsável por analisar o mandado.

De acordo com o Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (Siga), todas as oito empresas participantes do processo questionaram pontos do edital do pregão e chegaram a pedir impugnação de forma administrativa. O governo respondeu a sete empresas. A única resposta que não consta do Siga é a da empresa Zero 8 Participações.

Entenda o caso

Na última sexta-feira, dia 13, os servidores estaduais ficaram sem acesso ao crédito consignado, como antecipou, nesse dia, o colunista do Globo Lauro Jardim. A paralisação não altera os créditos já concedidos, apenas impede a concessão de novos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota dizendo que algumas instiuições financeiras optaram por suspender a concessão do empréstimo até “que exista um claro entendimento com relação à capacidade de processamento e atendimento deste novo agente”, afirmou.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados