spot_img

Sem decisão da Justiça, impasse sobre empréstimos consignados continua

Desde o dia 13 de setembro, os servidores e pensionistas do estado estão impedidos de fazer novos empréstimos consignados. Inicialmente, o governo estadual chegou a dizer que em alguns dias o sistema voltaria ao normal, mas até hoje, nada. A assessoria da Casa Civil informou que “a migração do serviço está em andamento e será finalizada pela empresa que foi contratada em caráter de urgência, até o dia 4 de outubro”.

Ocorre que a questão foi parar na Justiça e ainda não há uma decisão. No final de agosto, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) acatou um mandado de segurança movido pela Zero 8 Participações Ltda., uma das empresas que participavam do processo de licitação aberto pelo governo para contratar outra instituição para gerir o sistema do consignado. Agora, o processo tramita em segunda instância na 5ª Câmara Cível e está nas mãos da relatora, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O governo informou que entrou com pedido da suspensão da liminar que está impedindo as novas operações. “O governo deu entrada na suspensão da ordem liminar do mandato de segurança impetrado por uma das empresas participantes do processo licitatório, a fim de que a licitação prossiga. A administração pública aguarda o julgamento desta liminar”, afirmou.

Diante desse cenário, os bancos decidiram suspender as concessões de crédito, porque, mesmo com uma empresa fazendo a gestão do sistema de consignado de forma temporária, não há garantias de permanência desse contrato. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou o posicionamento de preservação das instituições. “Com o intuito de preservar o nível de serviço até então oferecido aos clientes, algumas instituições financeiras optaram por suspender a oferta dessa linha de crédito até que exista um claro entendimento com relação à capacidade de processamento e atendimento deste novo agente”, disse por meio de nota.

Enquanto isso, servidores e pensionistas estao preocupados, porque recorriam ao crédito para aliviar o sufoco nas finanças e também para concretizar planos. É o caso da pensionista do estado Priscilla Araújo, de 30 anos. Ela contou que quer pegar um novo empréstimo para comprar a sua casa.

— Eu estou com a minha carta de crédito aprovada desde o dia 13 de setembro, só dependendo do consignado para dar a entrada na minha casa. Todos os dias ligo para o Bradesco, já liguei para todos os órgãos do estado e nenhum me passou informação. Nos grupos de servidores, tem centenas de pessoas na mesma condição, é um desespero — relatou.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

 

Relacionados