spot_img

Rio pode ganhar mais tempo para ajustar contas

União sinaliza intenção em mudar o Regime de Recuperação Fiscal dos estados

O Estado do Rio de Janeiro pode ganhar mais tempo para acertar as suas contas — o que, na prática, garantirá mais segurança para o pagamento dos salários dos servidores. O Ministério da Economia quer reformular o Regime de Recuperação Fiscal — previsto na Lei Complementar 159/2017 —, com a possibilidade de alongar o tempo de vigência para os entes que aderirem (até hoje, só o Rio conseguiu). Atualmente, o regime dura três anos e pode ser prorrogado por igual período.

Já a suspensão do pagamento da dívida que o estado em recuperação fiscal tem com o Tesouro Nacional só pode ocorrer por três anos, mesmo que o regime seja renovado. E esse é um dos pontos que podem ser alterados. Vale lembrar que só o Rio acumula R$ 118 bilhões em débitos com o Tesouro.

Durante seminário que ocorreu ontem em Brasília para discutir o tema, o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, admitiu que o prazo do regime é “curto para a recuperação dos estados”.

O secretário de Fazenda do Rio, Luiz Claudio carvalho, discursou no evento e disse que o Rio deverá economizar R$ 73 bilhões com o regime.

Aliás, ele e o governador Wilson Witzel já oficializaram o pedido à União para a postergação do pagamento das parcelas da dívida com o Tesouro: o pedido é para adiar de setembro de 2020 para setembro de 2023.

FONTE: O DIA online

 

Relacionados