spot_img

Rio confirma mais dois óbitos por febre amarela no estado

Subiu para 11 o número de mortes por febre amarela no estado do Rio, com mais dois óbitos confirmados nesta terça-feira (30), um em Cantagalo e outro em Paraíba do Sul.

As outras mortes por febre amarela foram registradas nas cidades de Valença (4 óbitos), Teresópolis (2), além de Nova Friburgo (1), Miguel Pereira (1) e Rio das Flores (1).

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde informa que do início do ano até hoje, foram registrados 32 casos da febre amarela silvestre em humanos no estado.

A secretaria lembra que a doença é transmitida pelo mosquito e não por macacos, que são apenas hospedeiros do vírus, e faz um apelo à população: que quem encontrar macacos mortos ou doentes, que apresentem comportamento anormal, como movimentos lentos e afastados do grupo que informem o mais rápido possível às autoridades de saúde.
Macacos

Apenas o município de Niterói, na região metropolitana do Rio, teve confirmado um caso de febre amarela em macaco. A Secretaria de Estado de Saúde reforça que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, que é transmitida por picada de mosquitos.

A secretaria recomenda às pessoas que, ao encontrarem macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, está afastado do grupo ou com movimentos lentos), informem, o mais depressa possível, às secretarias de Saúde do município ou do estado. Além disso, a secretaria reforça a necessidade de as pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Dia D de vacinação

No último sábado (27), o Rio promoveu o Dia D de vacinação em 15 municípios. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde do Estado,. cerca de 500 mil pessoas tomaram a dose fracionada da vacina.

FONTE: JB.COM.BR

Relacionados