spot_img

Rio completa uma semana com servidores de dados fora do ar; problema afeta serviços

Desde o último final de semana, o Estado do Rio convive com sites e sistemas de dados fora do ar devido a um problema nos servidores hospedados no Centro de Tecnologia da Informação do Estado do Rio (Proderj). A paralisação dos servidores tem prejudicado serviços como o controle do IPVA; da Dívida Ativa, incluindo o parcelamento de débitos; dos registros de roubos e furtos de veículos; do sistema de aquisição de itens pelo Estado e, por fim, da comunicação de pagamentos entre o Detran e o Bradesco.

De acordo com o Proderj, a “empresa responsável pela manutenção do equipamento está atuando em caráter de urgência para realizar o reparo. A previsão é que durante o fim de semana os serviços estejam normalizados”. A previsão anterior era de uma solução para o problema nesta sexta-feira.

A queda no sistema tem atrapalhado contribuintes que querem quitar pendências com a administração. Em contato com o EXTRA, alguns relataram que as repartições e inspetorias da Fazenda, em função da falta de sistema, não estão aceitando pagamentos. Os contribuintes temem a aplicação de juros.

Os servidores do Proderj informaram que tentam uma reposição para equipamentos que estão gastos. O problema é que a reposição foi ignorada pela direção do Centro de Tecnologia. Os funcionários trabalham na tentativa de reativar os serviços e de minimizar a perda de dados.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados