spot_img

Postos têm filas no primeiro dia de vacinação fracionada contra febre amarela No

Rio – O primeiro dia de vacinação fracionada contra a febre amarela foi marcado por filas nos postos de saúde do Rio. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Marcelo Crivella esteve na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, e afirmou que há doses para todos os moradores da cidade. Ele lembrou ainda que quem já se vacinou, não precisa se imunizar novamente.

“São 117 postos de saúde em toda a cidade, além das Clínicas da Família. Todos esses locais estão fazendo a vacinação. Quanto mais cedo a pessoa vier, melhor. A nossa expectativa é que toda a cidade seja vacinada. Temos doses para todos. A vacina fracionada também é eficaz. Temos mais (vacina) do que a cidade precisa. Repito, todos serão vacinados. Só peço calma para a população”, destacou Crivella.

No próximo sábado, haverá o Dia D da vacinação contra a febre amarela. A meta é aplicar a vacina em todas as pessoas que comparecerem aos postos entre 8h e 17h. As 232 unidades de saúde espalhadas pela capital funcionarão exclusivamente para a campanha de prevenção à doença nesse horário. A expectativa da prefeitura do Rio é imunizar de 300 mil a 400 mil pessoas.

Eficiência da vacina fracionada

A vacina fracionada tem causado preocupação em quem ainda vai ser imunizado, como é o caso da dona de casa Nelma Barbosa, de 59 anos. “A minha preocupação é se eu estarei imunizada totalmente com essa vacina fracionada. É importante essa prevenção. Espero estar protegida por já estou no limite da idade para receber a vacina”, disse.

Já a dona de casa Paloma Ramos, de 18 anos, acrescentou que tem medo de um possível surto da doença na cidade. Ela foi ao posto do Rio Comprido acompanhada de sua filha Brenda, de 3 anos, e do namorado Michel Marques, de 21. “Ficamos com medo. Ela [a filha] é criança e precisa ficar protegida. Como estávamos em casa de bobeira, viemos ao posto”, contou Paloma.

Superintendente de Vigilância Sanitária do município, Cristina Lemos enfatizou que a vacina fracionada deixa a pessoa imunizada por oito anos. “É importante dizer que essas pessoas estarão protegidas. Estamos com doses para dois milhões de pessoas e essa campanha de vacinação vai até o dia 9 de fevereiro. A partir dessa data ela está na lista de doses aplicadas pelas unidades do município como já estavam”, completou.

No entanto, o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, ressaltou que a dose fracionada não serve para as pessoas que vão viajar para outro país. “Para receber dose inteira para a viagem, a pessoa precisa comprovar que irá para um determinado país em que a vacina precisa ser a completa. Os postos dispõem dessa dose e do certificado da vacinação.  São 14 unidades pela cidade que faz a distribuição dessa dose”, destacou.

 FONTE: O DIA online

Relacionados