spot_img

Porte de armas liberado para deputados, agentes do Degase e auditores fiscais

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, 10 de abril, o projeto que libera o porte de armas para agentes de segurança socioeducativos do Degase. Além deles, também terão direito ao porte os deputados estaduais, funcionários da Polícia Legislativa, auditores fiscais do estado e dos municípios do Rio. O autor do texto é o deputado Marcos Muller (PHS).

A Comissão de Constituição e Justiça da Casa fez emendas ao texto durante a votação para incluir a liberação para outras categorias de servidores e para os deputados. O texto substitutivo ao original teve 44 votos a favor, 11 contrários, 2 abstenções e gerou intensa discussão entre os parlamentares. Uma das alegações contra a proposta é que as alterações não tratavam do objeto inicial. O texto vai seguir para a sanção ou veto do governador Wilson Witzel.

A arma deverá ser de propriedade particular e não poderá ser utilizada dentro do serviço do funcionário ou do deputado. Somente os agentes do Departamento que trabalham em regime de dedicação exclusiva poderão ter o direito.

Para todos os casos, para estarem aptos ao porte, os servidores ou deputados terão que comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica. Das galerias da Alerj, servidores do Degase comemoraram a aprovação.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados