spot_img

Nova Secretaria de Trabalho acirra disputa de poder no governo Witzel

Área será desmembrada da pasta de Desenvolvimento Econômico, comandada por Lucas Tristão

RIO – O governador Wilson Witzel (PSC) já anunciou a criação da Secretaria de Trabalho. E, ao que tudo indica, ficará com o PRB. A mudança atingirá em cheio o grupo de Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico. Hoje, a área de Trabalho está sob a responsabilidade da Subsecretaria de Emprego e Renda, subordinada a Tristão e gerenciada por Ana Asti. Mas, nos bastidores, o poder mesmo fica nas mãos de Leandro Braga, candidato derrotado a vereador em Mesquita, em 2016, pelo PEN. Ele é quem faz as principais indicações aos cargos, incluindo o Poupa Tempo e o Sine.

BRIGA COM MÁRIO PEIXOTO RACHA GRUPO

Leandro Braga é um dos sócios na LP Farma Comércio e Participação (distribuidora de produtos hospitalares), com capital social de R$ 1,5 milhão. Teve 1.972 votos. Era aliado do empresário Mário Peixoto, homem forte no governo. Ambos pertencem à turma de Lucas Tristão. Braga e Peixoto brigaram, provocando racha no núcleo duro do Palácio Guanabara. O PRB, que perdeu a Secretaria de Agricultura, ainda não bateu o martelo sobre a proposta. Tristão domina áreas como a de petróleo e gás. Mas já perdeu espaço na Codin e no Ipem.

CONDENADO POR FRAUDE EM LICITAÇÃO

O deputado estadual Anderson Alexandre (Solidariedade) foi condenado por peculado e fraude em licitação. A sentença é de 2 de setembro. Segundo denúncia do Ministério Público, o parlamentar favoreceu três empresas em concorrências públicas quando era prefeito de Silva Jardim. Ele teve os bens bloqueados, pagará multa e deverá entregar o passaporte. Alexandre já esteve preso por irregularidades em contratos e crime eleitoral. À Coluna, o deputado, por meio de sua assessoria, informou que vai recorrer.

MAIS DOIS DEPUTADOS CONTRA AMORIM

O deputado estadual Rodrigo Amorim não é mais unanimidade dentro do PSL para concorrer à Prefeitura do Rio. O deputado federal Luiz Lima, ex-nadador, pôs seu nome ontem para disputar a indicação. O deputado estadual Márcio Gualberto também se apresentou como pré-candidato. “São todos bem-vindos. A escolha envolverá a lealdade ao presidente Bolsonaro”, disse o senador Flavio Bolsonaro.

A IRRITAÇÃO DO GOVERNADOR

O que mais irritou Witzel foi a atitude dos deputados do PSL, Rodrigo Amorim e Alexandre Knoploch. Segundo o governador, eles não o defenderam e concordaram com a bancada, que o chamou de “ingrato”.

PRESTÍGIO BEM PERTO DO FIM

Witzel não perdoou a omissão de Amorim e Knoploch. Os dois tinham prestígio. Além de indicações em cargos, eles têm o maior número de policiais à disposição para escoltas, que mais parecem de chefe de estado.

PP OFICIALIZADO COM WITZEL

Marcelo Queiroz, atual secretário de Meio Ambiente de Crivella, será nomeado na pasta da Agricultura de Witzel até sexta. Ele é indicação do PP, que ocupará o primeiro escalão no lugar de Eduardo Lopes, do PRB.

INVESTIGAÇÃO NA ESTATAL

A ouvidoria da Eletrobras recebeu recentemente denúncias sobre a suspeita de corrupção envolvendo a compra de alimentos. Os produtos foram fornecidos a empregados de usinas da Eletronuclear.

PRÉ-CANDIDATO EM 2020

Timor, ex-prefeito de Japeri, foi denunciado pelo Ministério Público à Justiça por suspeita de contratação irregular de empresa para fazer festa na cidade.

PICADINHO

Amanhã, a Roma Drumond abre sua exposição ‘Construções Poéticas’, na Galeria Patrícia Costa, no Shopping Cassino Atlântico.

Neste sábado, acontece o “Seminário Cozinha do Amanhã”, no auditório do Museu do Amanhã.

A Partage Shopping São Gonçalo realiza, dia 09, das 11h às 18h, o evento “Outubro em Tons de Rosa”.

DESCE

PRESIDENTE DO INCRA

General João Carlos Jesus Corrêa, que até então comandava o instituto, foi demitido pelo presidente.

DESCE

GILMAR MENDES

O ministro do STF atendeu a pedido de Flavio Bolsonaro e suspendeu as investigações do caso Queiroz.

FONTE: O DIA online
Relacionados