spot_img

Maia diz que situação no Rio ‘está muito ruim’ e discutirá questão da violência com ministro da Defesa

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira que a situação no Rio “está muito ruim”, ao falar sobre a insegurança. Maia recebeu pela manhã vários parlamentares do estado, e disse que conversaria ainda hoje com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, sobre o assunto. Ele tambem conversou com o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, de quem diz ter recebido um “relato dramático”.

— Está muito ruim (a situação no Rio). Vou ligar para o ministro Jungmann para que a gente possa tentar algo, a curto prazo. É fundamental. O Rio é a porta de entrada do Brasil, é a porta de entrada do turismo — disse Maia.
O deputado Hugo Leal (PSB-RJ), que esteve com Maia, disse que é preciso agir e não ficar discutindo uma pauta genérica para a Segurança Pública no país.
— Se continuar assim, vamos continuar enxugando gelo. O comando da segurança tem que passar para as forças federais — disse Hugo Leal.
Já o deputado Índio da Costa (PSD-RJ) quer aprovação de proposta para incluir guardas municipais como força de segurança. Segundo ele, no Rio há 22 mil guardas municipais. Ele também esteve com Maia.
PLANO INTEGRADO

A expectativa de que o Plano Integrado de Segurança Rio 2018, uma elaboração conjunta do Ministério da Defesa e da Secretaria estadual de Segurança do Rio, pudesse trazer algum alívio aos cariocas foi anulada nesta terça-feira pelo secretário da pasta, Roberto Sá. Em entrevista à TV GLOBO, o secretário afirmou que documento nada mais é do que uma formalização de medidas que já estão sendo tomadas. A declaração, porém, bate de frente com a do governador Luiz Fernando Pezão, para quem o plano ainda está sendo finalizado.

Quando questionado sobre a data, o Ministério da Defesa informou ontem que “O plano integrado pertence ao estado que deverá tocá-lo e que o papel da Defesa será de apoio.” Entre as medidas prometidas no plano estavam pelo menos duas que seriam de responsabilidade da União: os bloqueios aéreo e marítimo contra a entrada de armas e drogas no estado.
Nesta quarta-feira, o Exército realiza em conjunto com a Polícia Militar uma operação na Cidade de Deus. A PM também realiza operações em outras quatro comunidades nesta manhã: Rocinha, em São Conrado; na Nova Holanda, que compõem o Complexo da Maré; no Morro do Barão, na Praça Seca; e no Morro da Covanca, em Jacarepaguá.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados