spot_img

Liminar do STF suspende processo de venda da Cedae para empréstimo ao Rio

 

Rio – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Barroso, concedeu liminar que interrompe o processo de venda da Cedae. A decisão é de terça-feira e atende ao pedido feito pelos partidos Psol e Rede Sustentabilidade em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A alienação de ações da estatal é exigência da União para que sejam a contragarantia de empréstimo de R$ 3,5 bilhões ao Estado do Rio.

Liminar do STF suspende processo de venda da Cedae para empréstimo ao RioDivulgação

O dinheiro do empréstimo é para pagar o décimo terceiro de 2016 a servidores e, segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, as folhas futuras.

 

Na ADI, as legendas argumentam que a lei aprovada na Alerj, permitindo a privatização da companhia, é inconstitucional. Psol e Rede pedem a anulação da votação, afirmando que os municípios envolvidos não foram ouvidos, e também que a sessão se deu sem que a avaliação da estatal tivesse sido feita. Com isso, apontaram “risco” de o estado perder uma empresa superavitária a preço inferior do que vale.

Barroso considerou que havia todos os requisitos para a concessão de liminar, “tanto pela presença do periculum in mora, como da plausibilidade jurídica do pedido, e do conhecimento da própria ação”.

Fonte: O DIA economia

Relacionados