spot_img

Governo do estado e consórcio privado não chegam a acordo sobre hospitais de campanha 

Governo do estado e consórcio privado não chegam a acordo sobre hospitais de campanha

Representantes do grupo particular solicitaram mais detalhes sobre as unidades de saúde e do contrato firmado com o estado

Rio – Terminou sem acordo, nesta segunda-feira, a primeira reunião entre o governo do estado com representantes do consórcio de hospitais particulares para assumirem a gestão das seis unidades de campanha que ainda estão em construção. Enquanto a organização social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) aceita a decisão de transferir a gestão das unidades de saúde para um consórcio privado, se comprometendo a apenas concluir as obras, os representantes do grupo particular solicitaram mais detalhes sobre as unidades de saúde e do contrato firmado com o governo.

“O próximo passo é a questão legal, documental. As áreas jurídicas do Iabas e do consórcio privado precisam conversar e haverá visitas técnicas a partir de amanhã. Precisamos de uma resposta rápida para a população. Não é uma negociação fácil, mas estamos trabalhando para conseguir o mais brevemente possível. Queremos o aval dos órgãos de controle para fazer essa ação e estamos chamando o Ministério Público do Estado do Rio para participar”, disse o secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry.

Na ocasião, os membros da Associação de Hospitais do Rio e do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do estado solicitaram mais detalhes sobre as unidades de saúde e o contrato estabelecido com estado para se organizarem a partir das informações fornecidas.

Nesta terça, representantes da associação e do sindicato vão se reunir com membros do Iabas no escritório da empresa. Visitas também devem ser feitas aos hospitais de campanha ao longo desta semana.

“Queremos um acordo pacífico e dentro da legalidade com a anuência do Ministério Público”, defendeu Marcus Camargo Quintella, vice-presidente da Associação de Hospitais.

Para o procurador-geral do estado, Marcelo Lopes, antes da definição de qual será o formato jurídico mais adequado à transição administrativa é preciso que as partes troquem informações técnicas.

“É preciso que as partes se integrem para que o processo tenha continuidade. A partir daí, poderemos decidir o formato juridicamente adequado”, afirmou.

Cronograma

De acordo com o cronograma apresentado pelo Iabas, o hospital de São Gonçalo já está pronto, a unidade de Nova Iguaçu tem previsão de entrega para amanhã, Duque de Caxias deve ser finalizada até sexta e Nova Friburgo será entregue no domingo. Apenas as unidades de Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu ficarão pendentes.

“Vamos fazer todo o esforço para entregar ainda dentro do prazo. Podem contar conosco. Não é porque não vamos continuar na gestão das unidades que vamos deixar de entregá-los nas mesmas condições do hospital de campanha do Maracanã. Convido vocês a visitarem para ver a qualidade das instalações”, frisou o advogado do IabasRoberto Bertholdo.

LEIA MAISHospital de campanha de Duque de Caxias apresenta goteiras e mofo em estrutura

Com uma verba de mais de R$ 830 milhões, todos os hospitais de campanha do estado deveriam ter sido entregues no final de abril. Entretanto, apenas a unidade do Maracanã, que continuará sendo administrado pelo Iabasestá funcionando e sem a capacidade máxima.

FONTE: O DIA online

Relacionados