spot_img

Ex-secretário de Fazenda manteve cargo em conselho mesmo após pedir exoneração

Exonerado a seu pedido em janeiro de 2018, o ex-secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, integrou o Conselho Deliberativo do RJPrev, que administra o fundo de Previdência complementar dos servidores, até dezembro do ano passado, mesmo sem ter cargo na administração. Na última quinta-feira, o governador Wilson Witzel assinou o pedido de renúncia feito por Barbosa ao cargo especial. Pelos 11 meses como integrante do grupo, Barbosa teve direito ao pagamento de R$ 2.484,10, por sessão — R$ 27.325,10, no total. A informação foi confirmada pelo RJPrev.

Segundo integrantes do conselho, a participação de Barbosa foi vista com “espanto”, pois a saída era esperada após a exoneração como secretário de Fazenda. Na visão dos participantes, a renúncia ao cargo era considerada natural pela falta de elo com a administração pública.

De acordo com o RJPrev, o mandato do ex-secretário como integrante do conselho terminaria apenas em abril de 2019, o que o colocava de forma regular dentro das normas previstas pelo fundo de administração.

Procurado, Barbosa informou que sua permanência no conselho foi legal. Ele lembrou que não há necessidade de vinculação com o Estado para participar do grupo e que sua presença foi vista como pertinente pelo ex-governador Luiz Fernando Pezão em função do seu conhecimento técnico.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados