spot_img

Coronavírus: Witzel já estuda decretar ‘lockdown’ em alguns pontos do estado do Rio 

Coronavírus: Witzel já estuda decretar ‘lockdown‘ em alguns pontos do estado do Rio já

O governador Wilson Witzel já discute internamente no estado a proposta de decretar lockdown – ou isolamento completo — em regiões consideradas críticas em relação à propagação do novo coronavírus. A recomendação foi feita pelo comitê científico que assessora o Rio de Janeiro sobre a Covid-19. O grupo de especialistas elaborou um documento tratando da necessidade da medida diante do aumento acelerado da curva e do afrouxamento por parte da população do distanciamento social. Witzel começou a analisar a nota técnica nesta segunda-feira, mas, de acordo com sua assessoria, ele estuda todas as informações sobre a evolução da pandemia no estado do Rio para, até o dia 11 — prazo das medidas restritivas impostas por decreto —, decidir se vai tomar novas decisões de isolamento.

A proposta de lockdown considera o aumento do número de casos graves no estado e o iminente colapso do sistema de saúde público, mesmo com a curva de disseminação ainda não atingindo o seu auge. Os especialistas ainda levam em conta experiências internacionais de aprofundamento das medidas de isolamento para conter o avanço da doença. A recomendação inclui o total bloqueio de todas as entradas do estado e a distribuições de gêneros essenciais nas casas dos moradores do estado em situação vulnerável.

Também prevê um plano de saída do lockdown, que inclui testagem em grande escala da população. O documento não estabelece um período de tempo para as medidas nem um prazo para que seja decretada. Mas, para o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que integra o comitê de notáveis, o lockdown é “para ontem”.

— Da primeira semana de abril para cá é perceptível que muitas pessoas não estão cumprindo o isolamento. E há a dificuldade de se fazer fazer isolamento em comunidades muito pobres na medida que a ajuda do governo federal, já insuficiente, não chegou. A política econômica não está a serviço da política de saúde — afirma Temporão, que cita também o presidente Jair Bolsonaro como um mau exemplo para a população ao não seguir as orientações das autoridades da saúde. — Falta um grau de consciência que é estimulado pela postura do presidente.

Ele lembra que Manaus já tem infectados morrendo em casa e diz que essa “situação perigosa” pode ser vista no Rio de Janeiro.

— De posse de todas essas informações, o conselho fez por bem recomendar o fechamento tampão por um período. Não falamos em prazo, que vai depender muito da adesão e da capacidade real de se reduzir a circulação viral. É preciso que em paralelo os hospitais de campanha sejam concluídos mais rapidamente e que haja um esforço para colocar os leitos dos hospitais federais em funcionamento — explica o médico sanitarista, dizendo que saída do lockdown dependeria do aumento da capacidade de testagem da população para se ter o padrão de circulação do vírus. — Você só pode sair quando novos casos e óbitos caírem. Ainda estamos no começo da subida da curva.

Para Temporão, uma restrição maior dos transportes públicos já teria como efeito a redução brutal da circulação de pessoas. A proposta não prevê a decretação de lockdown para todo o estado; a partir da análise dos dados sobre o coronavírus, seria instituído para algumas regiões. O documento do comitê pede a garantia de subsistência da população mais pobre do estado, por meio do diálogo com lideranças comunitárias.

— Estamos ainda numa situação que, se você não fecha, o sistema de saúde pode entrar em colapso. E, se você fecha, tem que garantir que as pessoas em casa possam cumprir esse isolamento. Esse é o dilema — afirma Temporão, se referindo à população que hoje sofre para cumprir as restrições por não contarem com o básico nem com a ajuda do governo federal.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados