spot_img

Bradesco desconta parcelas do consignado direto das contas dos servidores 

Bradesco desconta parcelas do consignado direto das contas dos servidores

Diversos servidores, aposentados e pensionistas estaduais do Rio relataram ao EXTRA que foram surpreendidos, nesta terça-feira (dia 21), ao verem o desconto, em suas contas-correntesde parcelas do empréstimo consignado, que é feito em folha. Essas pessoas são clientes do Bradesco, que detém o contrato da folha do estado. O banco, inclusive, havia confirmado que voltaria a realizar as operações do consignado a partir de segunda-feira (dia 20).

Segundo a Casa Civil, a Talk Telecom, empresa gestora do sistema do consignado, não repassou os arquivos necessários referentes aos descontos em folha. No mês de março, pelo menos 15 mil parcelas não foram descontadas. Então, o banco debitou esses valores direto das contas. O Bradesco é a única instituição que pode fazer esse tipo de desconto direto.

O banco informou que o valor debitado da conta-corrente não foi descontado no contracheque, “então não houve duplicidade no débito”, declarou em nota.

“Devido a um problema operacional entre o governo do Rio de Janeiro e a empresa Talk Telecom, o débito foi feito direto na conta corrente e não no contracheque de alguns servidores, que poderão confirmar os valores em seu extrato. Se preferir, o banco orienta o cliente a entrar em contato com sua agência”, completou.

Quem tem contrato de empréstimo descontado em folha junto a outras instituições deve entrar em contato com as mesmas, sob o risco de estar inadimplente, pois essas consignatárias também não receberam o repasse do governo do estado.

Os servidores devem se preparar porque o mesmo vai acontecer em relação ao mês de abril: os contracheques virão sem as parcelas dos empréstimos, já que o processamento da folha fechou, e os arquivos do consignado não foram repassados.

Segundo um especialista em Direito Público consultado pelo EXTRA, o servidor que for prejudicado pela falta do desconto em folha e do repasse à empresa consignatária poderá pedir reparação do dano material e moral causado, em face do Estado do Rio e da empresa Talk Telecom.

No mesmo sentido, as entidades consignatárias também podem pedir reparação, uma vez que o dano material é inegável, posto que não terão como custear suas despesas com pessoal e contas de consumo como luz e telefone, dentre outras.

A Talk Telecom não respondeu ao EXTRA até o fechamento da reportagem.

FONTE: EXTRA.GLOBO.COM

Relacionados