spot_img

Médico da SES esclarece dúvidas sobre sarampoVacinação é única forma de evitar a doença

A Secretaria de Estado de Saúde alerta para possível surto de sarampo no Rio de Janeiro em 2020. A doença, transmitida por vírus, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal. O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas. O médico da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, orienta sobre as formas de prevenção.

Transmissão

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro.

Sintomas

Mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Como é possível se proteger do sarampo?

A única maneira de evitar o sarampo é por meio de vacinação. As doses já fazem parte do calendário do Ministério da Saúde há muitos anos. A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios.

•Quem deve se vacinar

Todas as pessoas entre seis meses e 59 anos devem se vacinar. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

  • Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

E quem não lembra se foi vacinado?

Essas pessoas devem procurar um posto de vacinação para avaliar a necessidade de se proteger contra o sarampo com a vacina.

O que fazer em caso de sintomas parecidos com os do sarampo?

É muito importante procurar uma unidade de saúde. Não se deve usar medicamentos por conta própria.

FONTE: O DIA online

 

Relacionados